O meu filho não me obedece, o que fazer?
Ter um filho desobediente é uma das experiências parentais mais desgastantes, irritantes, stressantes e francamente frustrantes.
– O que é que se passa com o meu filho que nunca faz o que lhe peço?
– Onde é que falhei?
– Como é que o posso ajudar?
Já fez estas questões a si mesma?
E quando os comportamentos desafiadores acontecem em espaços públicos onde todos podem assistir e lançar aqueles olhares pouco simpáticos de desagrado e desaprovação que nos deixam sem saber como agir? As coisas pioram um pouco, certo?
Pois é, quando temos um filho que nos desobedece com frequência podemos ser levadas a pensar que talvez seja a sua natureza, o seu temperamento e que pouco possamos fazer. Ou podemos ser levadas a culpabilizarmo-nos por alguma escolha menos bem feita da nossa parte.
Mas aqui está algo que temos de perceber: o comportamento desafiante de uma criança é apenas uma manifestação desajustada de um desejo ou de uma necessidade emocional não atendida.
Acredite, nenhuma criança quer realmente ser desobediente. Todas elas querem sentir-se bem e comportar-se bem, mas por vezes sentem-se confusas, frustradas ou têm medo de deixar de ser queridas e de se sentirem pertencentes e a forma que encontram para manifestar essa necessidade é através desses comportamentos.
Acredite, nenhuma criança quer realmente ser desobediente.
O segredo para a cooperação está em criarmos relações fortes com os nossos filhos pois só assim seremos capazes de os ajuda e orientar. O amor será sempre o melhor mediador de conflitos, o melhor conselheiro em relação à educação das crianças.
Faça o o download do ebook abaixo onde partilho consigo estratégias práticas passo-a-passo para criar crianças mais cooperantes. Troque o comportamento desafiante pela colaboração implementando estes pequenos e práticos hábitos na dinâmica e na vida da sua família!